Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

terça-feira, 19 de junho de 2007

O Prazer hoje

Em 31 de maio, assistimos ao mini-seminário do grupo Cabeças Bem Feitas, cujo tema central foi o prazer e seu conceito contemporâneo.
Atualmente, a busca pelo prazer tem-se integrado à busca pela felicidade, e ambas apóiam-se na ilusão do imediatismo e da simplificação das sensações e sentimentos.
Como conseqüência da modernidade e da rapidez tecnológica advinda da mesma, veio a distorção dos valores sociais, bem como das representações das necessidades humanas, físicas e emocionais. Superficialidade é a palavra-chave.
Usando como referências o livro Vida Líquida, de Zygmunt Bauman e as idéias de Hanna Arendt, teórica alemã, o grupo teceu comentários sobre as noções de prazer de nossa sociedade, apoiadas e difundidas pela mídia através de revistas de moda, programas de televisão, entre outros. O prazer imediato interessa para o consumo, pois ele gera uma satisfação apenas momentânea, portanto o consumidor voltará a procurar outras maneiras igualmente supérfluas, consumindo cada vez mais este modelo incompleto e simplificado de prazer.




Parabenizamos ao grupo pela escolha do tema, muito atual e interessante para discussão, bem como pela abordagem do mesmo!







Obs: Destaco aqui a publicação Biblioteca do Professor, da Revista Educação, Editora Segmento, cuja edição 4 é um especial da vida, obra e idéias de Hannah Arendt.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito interessante o mini-seminário realizado pelo Grupo Cabeças Bem Feitas... Fê, apenas corrigindo,o mini-seminário foi realizado no dia 31/05/07...
A busca pelo prazer, muitos se esquecem do que realmente necessitamos, como a Fê disse:"maneiras igualmente supérfluas" e "consumindo cada vez mais este modelo incompleto e simplificado de prazer"...
Belo comentário cara Ignorante...

Abraços aos ignorantes!

Fernanda Carpegiani disse...

Ale, obrigada! Já corrigi!