Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

quarta-feira, 20 de junho de 2007

MANIFESTAÇÃO NESSA QUINTA FEIRA

Achei interessante uma informação que li na última postagem do blog FOCO FILOSOFIA, feita pela Daniella do Jô C, e resolvi ler mais sobre o assunto para publicá-lo aqui.
Depois de semanas de ocupação de reitorias, assembléias e polêmicas, os alunos das universidades públicas resolveram fazer algo diferente para defenderem seus ideais contra os decretos de José Serra.
Ao invés de promoverem qualquer tipo de balbúrdia ou passeata, a idéia é fazer uma grande intervenção geral feita por todos os que são contra os decretos do governador e querem se manifestar, esteja em greve ou não, seja de universidades públicas, ou não. Essa manifestação foi denominada FLASHMOB e funcionará assim:
-Será uma mobilização relâmpago, de duração de apenas 5 minutos,
-Haverá o fechamento das 5 principais avenidas da cidade do seu campus,
-Serão feitas uma faixa para cada avenida, com uma frase de insatisfação em cada.
-Serão feitos panfletos manifestando a insatisfação coletiva com o governador.

Nestes 5 minutos os estudantes irão entregar panfletos de fácil compreensão para motoristas e pedestres . A idéia é que a manifestação seja pacífica e silenciosa, e que atinja diretamente a mídia e a população com o objetivo de que fique bem claro que as três universidades estão, além de insatisfeitas, unidas!

Frases segeridas para as faixas (segundo o site www.contraosdecretos.cjb.net)

1. Contra os decretos: A FAVOR DA TRANSPARÊNCIA.
2. Contra os decretos: ENSINO SUPERIOR NÃO É TURISMO.
3. Contra os decretos: CONTRA A INCONSTITUCIONALIDADE.
4. Contra os decretos: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PÚBLICA.
5. Contra os decretos: DECLARAÇÃO NÃO, REVOGAÇÃO!

Em São Paulo, o FLASHMOB vai acontecer nas seguintes avenidas:Avenida Paulista, Praça da Sé (Rua Benjamin Constant), Av. Rebouças, Av.Ipiranga (Av.São João) e Av.Brasil (Av. Brigadeiro Luiz Antônio).

Fica aí o convite a todos.

É uma pena que esse espírito de engajamento político e uso da criatividade para alcançar ideais de uma educação de melhor qualidade não esteja presente na maioria dos estudantes das escolas privadas - que pagam por essa educação, e em sua maioria, não se preocupam em questionar a qualidade do que estão pagando.
Alunos das instituições públicas têm o direito de cobrar do governo, mas nós, das escolas privadas, também o temos te cobrar de nossas instituições.Quem de vocês, que está lendo meu texto agora, e estuda na Cásper, já se preocupou em saber quem está no comando do Centro Acadêmico da Faculdade e o que está sendo feito? Poucos sabem das propostas da nova chapa ("Mal Educados"), e a maioria não tem o conhecimento de que pouco tem se conseguido fazer para melhorar a qualidade da educação na faculdade e controlar o aumento de preços da Faculdade, do restaurante "Monet" e do xerox.
Termino esse post, com uma música do Cazuza, que nunca esteve tão atual, perante a falta de ideologias da maioria dos jovens...pricipalmente os das Universidades privadas!

IDEOLOGIA - CAZUZA

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas..
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah, eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
O meu tesão
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Pra viver
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro(em cima do muro)
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Pra viver

Forte Abraço!

5 comentários:

Paola disse...

Muito legal o post e se essa semana eu não estivesse tão corrida, com certeza estaria presenta na manifestação. Tenho um amigo que faz Unesp em Bauru que com mais três colegas fez um documentários muito interessante a respeito. Vale a pena todos assistirem e só pra lembrar a produçaõ foi independente. O nome dele é Alexandre e mando abaixo o video. Beijos

http://youtube.com/watch?v=rGjzLXp1S3w

Roberta disse...

Valew polo comentário bara, e pelo vídeo do seu amigo...se eu soubesse desse vídeo, tinha colocado o link na própria postagem..

Grande Beijo

Daniella Cornachione disse...

Bets que coisa linda esse seu texto! Adorei o que você disse e me pergunto o que nós temos feito pela qualidade de ensino da Cásper. E mais, gostaria muito que a gente se empenhasse para mudar algumas coisas por lá, como por exemplo a falta de projetos de extensão. Toda instituição de ensino superior que se preze realiza atividades junto à comunidade. No nosso caso poderíamos, por exemplo, ajudar crianças a escrever melhor dentro das escolas públicas! Seria maravilhoso, na verdade, eu não conheço a fundo sobre extensão, mas sei que é algo muito bom pra todos! Bom, já que estamos nesse clima "vamos mudar alguma coisa" haha eu ainda vou te propor a participar de um grupo de discussão que existe aqui em São Paulo. Ele reúne gente de muitas universidades e se chama Domínio Público. Com certeza tentarei chamar o pessoal da Cásper pra nos representar por lá! Mas ainda preciso conversar com um amigo e obter mais informações...
Enfim, é preciso fazer algo Bets, postar textos assim nos blogs já é um lindo começo! Parabéns, e é por isso que escolhi ser sua amiga preferida! Haha e repetitiva né.
Bjeijooooos

Anônimo disse...

Muito boa essa reflexão Roberta!!!

Essa questão de greve é realmente muito complicada, ao meu ver...

Veremos se com essa manifestação mais "amena" algumas coisas possam mudar...

Realmente, pouco sei a respeito dos planos da chapa dos "Mal Educados"...

bom... "falei" demais... hahaha

Beijos às ignorantes... e abraços aos ignorantes!

André Cruz disse...

Ótimo texto Roberta! Seria muito bom conseguir despertar o espirito manifestante, principalmente nos acomodados alunos da rede particular...
Excelente a escolha da música!
Ninguem melhor que Cazuza para definir o marasmo dos jovens de hoje.
E parabéns também à nossa colega jocense pela lembraça do tema!