Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

quinta-feira, 22 de março de 2007

Caverna Tecnológica

A tecnologia e seu crescente desenvolvimento assumem papel decisivo na sociedade atual, porém nem sempre é possível distinguir se esta influência é positiva ou negativa. Há o perigo iminente de nos tornarmos dependentes dela, usando-a para nos defender e nos esconder da própria vida.
Um dos principais motivos que justificam tal postura é o medo, seja da violência, da rapidez da vida contemporânea, da competitividade ou das mudanças. Por conta desse receio, passamos a viver de maneira individualista, nos retirando da vida em sociedade para o conforto de nossas casas, com carros blindados e equipamentos tecnológicos de ultima geração.
Observamos a “vida real” passar, através das grades de nossas janelas; por não interagirmos com o meio a nossa volta, deixamos de compreendê-lo e modificá-lo. É possível comparar este comportamento ao Mito da Caverna, de Platão. No entanto, a principal diferença é que quem nos aprisiona somos nós mesmos. Acreditamos que esta “ilusão eletrônica e virtual” supre às necessidades de interação, experiência e evolução de nossa trajetória humana.
Ter medo é compreensível, pois realmente existe violência e perigo no mundo, mas a reclusão não permite que vivamos plenamente, causando um afastamento da realidade, bem como e a criação e a busca de meios alternativos de se viver fora do caos.
De fato há vantagens nesta atual "revolução eletrônica", como a praticidade e a agilidade do celular e da Internet (MSN, Orkut) e a segurança e conforto de alarmes e blindagens, bastando utilizarmos o bom senso e não tornarmo-nos dependentes. É preciso ponderar o uso das tecnologias, e principalmente, não suplantar a realidade por elas. Isto porque, mesmo em meio à violência e ao caos, precisamos viver e enxergar o mundo a fim de agirmos para modificá-lo.
Relacionando ao Mito da Caverna, se nos limitarmos a observadores passivos das “sombras” do nosso mundo, jamais o entenderemos. É nosso direito e dever solucionar os problemas de nossa sociedade, modificar o ambiente em que vivemos, e isso só será possível quando enfrentarmos a realidade, criando outra tão real quanto melhor.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Fê tudo bem ?

Pra variar seus textos continuam totalmente excelentes!
hahaha

Concordo com sua análise dessa revolução da tecnologia,
cada vez nos proporcionando mais facilidades.Logo logo, não precisaremos nem
mais sair de casa pra passar com o cachorro.hehehe...Coitada da Domi.

A tecnologia realmente deve ser usada para melhorar a qualidade de vida,
e não nos excluir do mundo real.

Bjs

Lígia Marques disse...

Fer,
Concordo com você plenamente, a gente está se acorrentando cada vez mais !!!
O brigada por tudo ontem!!!
Bjosss,

Anônimo disse...

Precisamos cada vez mais aprender novos procedimentos para podermos nos "libertar" dessas "correntes" criadas por nós mesmos e pelos avanços da sociedade...
Abraços...

Bê Behar disse...

Fê,
já tinha lido, gostado, elogiado e aqui reforço! Acho que inclusive o tipo do texto que você escreveu é legal para manter aqui no blog: o paralelo entre atualidades e as aulas...
Bjs