Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

quinta-feira, 22 de março de 2007

Aos novos ignorantes

A você que ainda não entendeu o nome deste Blog e, muito menos, o fato de nos intitularmos ignorantes, cabe uma explicação.
Nicolau de Cusa, em 1440, escreveu e publicou o livro "De Docta Ignorantia" no qual expôs as bases de sua teoria do conhecimento.
Segundo Nicolau, o saber das causas e da extensão do não-saber é uma forma superior do saber. Calma! Se você ainda não entendeu nada, está no caminho certo.
O que o filósofo quer nos mostrar é que a tendência em nós de desejarmos saber o que não sabemos não existe em vão. O mais perfeito conhecimento que podemos acumular é nos descobrirmos doutores na própria ignorância. "Quanto mais douto for, tanto mais reconhecerá ser ignorante", afirmava.
Portanto, não somos falsos modestos, mas sim admiradores da filosofia e da procura incessante do saber. É deixado o convite para que a tendência em você de desejar saber o que não sabe não exista em vão.
Pratique a ignorância com orgulho!

4 comentários:

Fernanda Carpegiani disse...

Li, adorei!! Perfeitamente bem explicado, complementa o texto de abertura da Bia e ainda deixa o convite para quem quiser se aventurar na douta ignorância conosco! Beijos

Anônimo disse...

Concordo com a Fernanda... texto esclarecedor. Precisamos sempre saber que na verdade não sabemos nada...
Abraços...

Bê Behar disse...

Adorei o complemento! Acho que esclareceu mais a respeito do autor e reforçou o convite aos novos ignorantes... Parabéns Li...
Beijos

Unknown disse...

Comentário muito pertinente. Adorei! Realmente, somos ignorantes.É preciso refletirmos sobre isso e buscarmos ,sempre, o conhecimento...Parabéns...
beijos