Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

“O mito é o nada que é tudo.O mesmo sol que abre os céusÉ um mito brilhante e mudo.” Fernando Pessoa


A representação do mito foi o tema central do mini-seminário do grupo "Cabeças bem feitas". A origem histórica foi abordada através da exibição do filme "Tróia", e do questionamento das raízes da questão. Pode se afirmar que é uma narrativa simbólica. Há dois olhares sobre esse conceito.

O primeiro: No nosso cotidiano, mesmo sem perceber, por meio de cenários hipotéticos, desenvolvemos verdades que assumimos como padrões. O sentindo que a palavra 'mito' pode ter é justamente o de expressar os fenômenos sobrenaturais que nos cercam. O Pelé é um mito para o futebol, a Gisele Bündchen um mito para as passarelas, e assim por diante... Referenciais de pessoas, fatos, ritos ou culturas, que por excelência, se destacam da média, e que nós tomamos como modelo.

O segundo:
É uma maneira deselegante para se fazer menção às crenças do senso-comum.
Por não levarem em consideração, na maior parte das vezes, o raciocínio lógico não são assumidas como verdades pela ciência, e por alguns outros grupos.

O questionamento que fica: os mitos tem, ao mesmo tempo, a função de serem referências e meras histórias, apenas para amenizar a mente do ser humano? Por que criamos os mitos?

Ignorantes, o debate está aberto!


3 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Bia... bem lembrado.

Mito: do grego, Narrativa; Uma história que você conta.

Os mitos são culturais, são história.

Podemos também interpretar o mito como sendo uma tentativa de encontrar respostas para questões que, às vezes, não têm respostas.

Anônimo disse...

só esqueci de finalizar...
hehehe

Um abraço aos ignorantes!

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.