Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

terça-feira, 27 de março de 2007

Cypher

Ignorance is bliss!

A cena e a frase acima são do filme Matrix. Pra quem não viu ou não lembra, é onde o personagem Cypher encontra-se com os agentes da Matrix num restaurante e aceita trair os companheiros rebeldes e entregar seu líder Morpheus pedindo em troca algo no mínimo inquietante: Ser devolvido à Matrix (o que significaria passar o resto da vida como um vegetal, conectado ao computador da Matrix que "alimentaria" seu cérebro com ilusões que o fariam pensar que vive num mundo à semelhança da nossa vida real). Cypher justifica sua atitude usando como exemplo o saboroso jantar que está sendo servido (dentro da realdiade virtual) e perguntando se precisava realmente saber que tudo aquilo era apenas uma simulação.
É interessante lembrar que este filme é cheio de referências a questões filosóficas interessantes. A natureza da realidade, o valor do conhecimento e determinismo pra citar as mais óbvias.
Como já dissemos antes este blog é um elogio à ignorância como forma de alcançar a sabedoria. Nesse caso a ignorância é algo incômodamente útil pra sinalizar um conhecimento ainda por ser adquirido. No caso de Cypher entretanto, trata-se de preferir ignorância a uma sabedoria já conquistada.

O que leva à questão:
Toda sabedoria vale a pena?






(mais sobre Matrix e filosofia)

8 comentários:

Bê Behar disse...

Respondendo a pergunta...
Com certeza não... do contrário seríamos donos de verdades que são incomprrensíveis a emnte humana. Gostei bastante da escolha do tema e da redação do texto...
Parabéns Lu!
Bjus

Lígia Marques disse...

Oi amigo!
Adorei a dica do livro "A Pílula Vermelha". Realmente esse filme é muito intrigante e merece a nossa atenção!!! Amei também a escolha do tema, trouxe muito dinamismo para o nosso blog!
Beijaooo lu!

Anônimo disse...

...e a "verdade" existe?
Como pode ter um dono?

Anônimo disse...

Acho que a verdade, em última análise, sempre existe. (Exemplo: Ou existe Deus ou não existe Deus. Somente uma das duas alternativas é a verdade) Nem sempre sela é possível de se alcançar, ou de se enxergar.

Anônimo disse...

"(Exemplo: Ou existe Deus ou não existe Deus. Somente uma das duas alternativas é a verdade)"

Quem disse isso?
Quem garante que nao existe algo que nao sabemos ainda?

Nao simplifique as coisas desse modo.

Anônimo disse...

Olá! Gostei bastante do blog e desse post em especial,ficou muito bom mesmo ;)

Nós do olhodotigre já linkamos vocês ok?!;)

=*

Anônimo disse...

...Renan:
Simplificar as coisas faz bem. Você pode questionar o conceito de Deus, mas independente do conceito que você adotar esse Deus que você escolher só pode ou existir ou não existir. Assim como (voltando à pergunta original) ou todo conhecimento vale a pena ou às vezes a ignorância é melhor que o conhecimento. Você pode questionar o conceito de Deus ou de Sabedoria ou de Conhecimento, isso não vai mudar o fato de que existe uma verdade sobre cada um deles, ainda que intangível.
Agora, se você quiser questionar o conceito de Verdade, e dizer que há algo mais além de verdadeiro e falso, aceito seu argumento. E reconheço que minha lógica é binaria, realmente limitada a "V" e "F. ;-)

...Lígia: Li esse livro de uma amiga uns anos atrás (só por que não tinha nada pra ler) e me surpreendi. Tem relações do filme com várias teorias filosóficas e religiosas (algumas óbvias e outras nem tanto). Um capítulo todo é destinado a resumir a filosofia budista fazendo paralelos com a vida na Matrix. Realmente recomendo.

...Aline: Obrigado. Tamos de olho nocês tamém.

Anônimo disse...

Binária?
Me soou meio "sofista", mas ok.
Nao vou discutir.

Só acho que vc se baseia mto em conceitos que a nossa razao atingiu. O universo eh mto mais assustador e imprevisivel.